Categorias - Acessórios, Ampulhetas, Umidores de Charutos, Barcos, Bengalas, Caixas, Cinzeiros, Cofre, Colecionáveis, Cognac, Globos, Essenciais, ìndios, Jogos e Kit Barba.

Categorias

Dicas


Preparando-se para degustar um charuto
 
Para a degustação de um charuto é necessário dispor de tempo suficiente e, claro, de um ambiente próprio para fumá-lo. Ao escolher o charuto verifique se está muito seco ou úmido demais. Nunca aperte o charuto, isso além de estragar o charuto é um costume entre muito fumadores, totalmente errado. Visualize-o bem e verifique se não tem rachaduras, furos e veja se a capa esta em perfeitas condições para começar a apreciá-lo.
 


 
Acendendo o charuto
 
Segundo Manuela Romeralo Zamorano, campeã do mundo Habanosommelie 2006, o jeito mais correto de acender o charuto é segurando-o em um ângulo de 45 graus acima da chama, cerca de 7 a 10 centímentros, gire-o até que o mesmo começe a acender.
 
Nunca deixe que a chama toque no charuto. E tente não baforaá-lo enquanto acende. Caso isso ocorra, o sabor do charuto será afetado.
 
O charuto deve ser acesso com isqueiro maçarico (de gás butano) ou fósforo de madeira. Não use velas, fogão e isqueiros que usem fluídos, pois esses produtos químicos podem alterar o sabor do charuto.
 
Verifique se o charuto está queimando uniformemente. Você pode assoprá-lo para garantir um acendimento por completo.

Após todo esse processo, devemos cortar o charuto. Exatamente! Cortar-lo após acendê- lo. Assim, o charuto não terá nenhuma modificação em relação ao sabor e aroma do tabaco.
 


 
Cortando o charuto
 
Apesar de parecer uma tarefa fácil, essa tarefa requer um pouco de cuidado, pois se cortar demais, a capa começará a soltar e, se cortar muito pouco, a puxada será difícil. Normalmente, remova-se aproximadamente 3 milímetros ou menos da cabeça para começar a apreciar um puro.

Existem três tipos básicos de cortes: o corte reto, o corte em cunha (ou “v”), e o furador. Não existe o corte certo ou errado no charuto, essa opção é exclusiva de cada apreciador, uma opção pessoal. Fumantes mais experientes podem variar o tipo de corte, dependendo da bitola do charuto e do gosto de cada consumidor. Porém para quem está iniciando no universo dos charutos, o corte mais recomendado é o corte reto.




Shop Delivery